Nesta terça-feira, dia 7 de junho, o Sindalesc, a Afalesc e a Afipolesc realizaram um evento para comemorar e refletir sobre a Semana do Meio Ambiente.

Quem foi ao Hall de entrada do Palácio Barriga Verde pôde acompanhar o lançamento do livro “Alterações do código Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina”. O autor da obra, Armando Agostini, é servidor da Alesc e desenvolveu sua carreira acadêmica ligando as Ciências Jurídicas e a área ambiental. 

A obra de Agostini examina todos os dispositivos da lei 18.350 de 2022, que  altera o Código Estadual do Meio Ambiente.

Outra atividade do encontro que chamou a atenção foi a Exposição sobre Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias não convencionais, as PANCs, organizada pelo servidor aposentado da Alesc Alesio dos Passos Santos, o qual coordena o Projeto Farmácia Viva. 

Tanto Agostini quanto Alessio mostraram a importância da preservação do meio ambiente e de que se conheça bem os recursos naturais. Por conta disso, salientaram a importância de projetos como o Pegada Ambiental, que é desenvolvido em conjunto pelo Sindalesc, Afipolesc e Afalesc.  Uma das ações do projeto  busca justamente que uma  comunidade e duas escolas de Santa Catarina aprendam a fazer uso adequado das plantas que dispõem perto de suas casas e também a proteger e respeitar o meio ambiente. 

Essas plantas que têm desenvolvimento espontâneo e são facilmente encontradas em jardins, hortas, quintais e até mesmo em calçadas de rua puderam ser degustadas no evento. Elas foram preparadas pela nutróloga Cléa Mota e resultaram em delícias como pão de ora pro nobis, pães de beijo de abóbora, moringa, e batata doce com manjericão, bolo de tangerina com semente de abóbora, bolo de casca de banana, pesto de urtiga, suco de capim limão entre outros pratos que chamaram muito a atenção pelas suas cores, aromas e sabores. 

SINDALESC EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DO MEIO AMBIENTE