Hoje, 11 de agosto, comemoramos o Dia do Advogado. A data é uma homenagem a todos os profissionais que representam o direito dos cidadãos perante a Justiça. Em tempos tão difíceis como os que temos vivido, o trabalho dos advogados é indispensável para o exercício de uma democracia efetiva.

Muitas pessoas confundem um pouco o dia da comemoração porque em 19 de maio acontece o Dia de Santo Ivo, que é o padroeiro dos advogados. A data comemorativa de hoje tem origem na criação dos dois primeiros cursos jurídicos do Brasil, por meio da Lei de 11 de agosto de 1827, que deu origem à Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco, e à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Uma curiosidade que marca essa data é que durante muitos anos, no dia 11 de agosto os estudantes de direito e advogados já formados brincavam pelas ruas das cidades brasileiras pendurando as suas contas do consumo que fizeram em restaurantes. Era o que ficou conhecido como “Dia do Pendura”. As despesas ficam por conta dos donos dos restaurantes.

Quem exerce essa profissão assume um papel de defensor do Estado democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública e da Justiça. Por isso, no dia de hoje o Sindalesc homenageia a todos advogados, em especial aqueles que prestam serviços para o nosso sindicato e para a Alesc.

Parabéns! Seu trabalho, dedicação e empenho fazem toda a diferença. Feliz Dia do Advogado!

Sindalesc – em defesa do serviço público