O setembro amarelo, que em Santa Catarina √© regulamentado pela Lei n¬ļ 17.558, de 2018 ‚Äď SC chama a aten√ß√£o para a preven√ß√£o ao suic√≠dio e para a import√Ęncia da valoriza√ß√£o da vida e da sa√ļde mental.¬†¬†¬†

Hoje, o suic√≠dio est√° no ranking de causas de morte na frente de doen√ßas como HIV, mal√°ria e c√Ęncer de mama, e at√© de guerras e homic√≠dios. Segundo dados da Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde, uma em cada cem mortes no mundo ocorre por suic√≠dio. S√£o aproximadamente uma morte desse tipo a cada 40 segundos.¬†

Pesquisas realizadas no pa√≠s e tamb√©m estudos internacionais revelam que a maioria das pessoas que morrem por suic√≠dio j√° sofriam antes de algum problema que envolve sa√ļde mental. E boa parte delas n√£o s√£o problemas individuais, e sim, coletivos, como a ang√ļstia de n√£o conseguir colocar comida na mesa em tempos t√£o dif√≠ceis, a perda dos empregos, press√Ķes absurdas no trabalho, o risco de perder a moradia, entre outros.

A Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde revela que¬† 79% dos suic√≠dios ocorrem em pa√≠ses de m√©dia e baixa renda. N√£o se pode s√≥ esperar que quem sofre busque ajuda, s√£o urgentes pol√≠ticas p√ļblicas que combatam a fome, a mis√©ria e outras mazelas sociais e assim garantam o acesso dessas pessoas ao acompanhamento do qual necessitam. A preven√ß√£o n√£o pode ser uma a√ß√£o individual.¬†

Também é importante, ainda, olhar para o ambiente pois ele nos afeta e quando se deixa crescer cenários como os de assédio moral no trabalho e de outras violências, se influencia negativamente os índices de suicídio.

O Sindalesc apoia as iniciativas de valoriza√ß√£o da vida e luta por pol√≠ticas p√ļblicas que combatam efetivamente o suic√≠dio. Se voc√™ precisa de apoio emocional ou conhece algu√©m que precisa, pode ligar gratuitamente para o n√ļmero 188, do Centro de Valoriza√ß√£o da Vida (CVV).¬† O atendimento √© 24 horas por dia.¬†

#Lembre

ūüíõVoc√™ √© importante e n√£o est√° sozinho!

https://youtu.be/uvUyLbdWrmM 01