Chegamos ao segundo episódio da nossa série “Seu voto: política na prática”. Hoje vamos discutir um assunto muito sério e que pode ajudar você a evitar o compartilhamento de uma opinião como se ela fosse uma notícia. É isso mesmo, notícia e opinião não são a mesma coisa!

Mesmo em um meio de comunicação existe espaço para esses dois tipos de conteúdo: a informação e a opinião, porém com características bem diferentes. 

Quando um repórter apura uma notícia, o seu papel é compreender e transmitir ao receptor, seja ele um leitor, um telespectador, um ouvinte ou um internauta, o que aconteceu, ou seja, tudo o que ele conseguiu apurar sobre aquele fato. Questões éticas que fazem parte do exercício do jornalismo determinam que o repórter deve ser o mais objetivo possível, evitando expressar a sua opinião. 

Já um artigo de opinião, ou uma coluna é um conteúdo argumentativo e por isso apresenta a opinião do autor sobre determinado tema. Geralmente, esse autor quer mostrar que a sua opinião está certa e por isso costuma se valer de um título mais polêmico e instigante, além de usar linguagem simples e persuasiva, afinal de contas sua intenção é convencer quem acompanha seu conteúdo.

O eleitor deve ficar atento pois uma opinião pode incluir fatos relatados ou citações, mas enfatiza os próprios pensamentos, preferências pessoais e conclusões do autor e não se baseia, necessariamente, em fatos. 

A questão das fake news também tem preocupado aos jornalistas  e uma boa dica para evitar compartilhar informações falsas ou opiniões como se elas fossem informação, é acompanhar as checagens que são feitas por agências como a  Lupa (https://lupa.uol.com.br/) e a Aos fatos (https://www.aosfatos.org/).

SINDALESC, EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DA DEMOCRACIA.