No episódio da nossa  série “Seu voto: política na prática” de hoje, vamos começar a abordar os cargos que estarão em disputa nesta eleição.

As Eleições de 2022 terão cinco cargos em disputa: Presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais. É muito importante saber as funções de cada um desses cargos para analisar com cuidado as propostas que os candidatos apresentam e fazer a melhor escolha.

Esses cargos fazem parte de uma estrutura que divide os poderes de um país em três: Executivo, Legislativo e Judiciário. Essa divisão do governo em três poderes remonta à Grécia Antiga e é adotada na maioria dos países ocidentais.

As próximas eleições decidirão quem ocupará cargos no Executivo e no Legislativo. Vamos falar mais detalhadamente sobre o poder Legislativo no próximo episódio. O poder executivo é composto por: presidente, governadores e prefeitos. Este ano, não haverá eleições municipais.

O Presidente da República é a autoridade máxima do Executivo no país. Cabe ao presidente nomear os ministros, conduzir a política e economia, aprovar e até mesmo vetar as leis. O mandato é de quatro anos, com o direito a concorrer uma vez à reeleição. O presidente também mantém relações com outros países e deve cumprir outras diversas funções previstas na Constituição Federal e zelar por ela.

Em relação aos governadores, são responsáveis pela administração estadual e a representação do estado nas relações jurídicas, administrativas e políticas. Cabe ao governador defender os interesses do estado e buscar investimentos e obras federais. Cada estado do Brasil deve eleger um governador, com mandato de quatro anos e direito a uma reeleição.

Seja qual for o cargo, é importante que você saiba que um político é eleito para ser o seu representante Vote em quem  tem propostas para o país e o Estado nas quais você acredita!

SINDALESC, EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DA DEMOCRACIA.

#FakeNews #desinformação #eleições #votoconsciente #PolíticaNaPrática