Mais do que uma data comemorativa, o Dia da Professora e do Professor, que celebramos hoje, chama a atenção para uma profissão que forma todas as demais. Não se faz educação sem educadores e a valorização das professoras e professores é o primeiro passo para garantirmos uma educação de qualidade.

A Data foi criada por meio da luta de uma mulher, filha de ex-escravos, que defendia a educação como caminho para o futuro. Antonieta de Barros (1901-1952), foi a primeira mulher negra a ser eleita no país, a primeira deputada de Santa Catarina, e instituiu o marco para que os educadores e educadoras passassem a ser vistos como agentes de mudanças na sociedade.

Décadas depois, nos vemos em um cenário de desrespeito aos professores e à Educação, com o quinto ano consecutivo temos corte de gastos da Educação.

O rendimento médio bruto mensal dos profissionais do magistério no Brasil é de 74,8% do total que os demais profissionais assalariados recebem (com o mesmo nível de escolaridade), de acordo com dados do IBGE.

É preciso valorizar essa categoria de trabalhadores e trabalhadoras, garantindo remuneração digna, planos de carreira adequados, garantia de condições apropriadas de trabalho, reconhecimento social da profissão, entre outros.

O resultado de um professor valorizado reflete na educação que ele oferece e também na forma como é vista por quem educa. Prova disso é o relatório Global Teacher Status 2018, que mostrou que o prestígio da profissão no Brasil tem o pior índice entre 35 países avaliados. A escala de avaliação vai de 1 (nota mais baixa) a 100 (mais alta) e o Brasil teve a nota mínima.

O Sindalesc, nesse dia especial, agradece o trabalho de cada professora e professor que atua na importante tarefa de mudar vidas e o Brasil por meio da Educação. Precisamos honrar, valorizar e lutar por essa categoria tão importante.

#Diadosprofessores #Sindalesc #valorização #Educação