25 de outubro é o Dia Nacional da Democracia, e é emblemático que essa data ocorra a apenas cinco dias da eleição mais importante desde a redemocratização do país.

Essa é uma data que merece uma reflexão muito séria sobre o que é a democracia e a qual a sua importância. E mais, sobre o nosso importante papel no próximo dia 30 de outubro, para não perdermos os direitos conquistados por meio de muita luta. O governo deve ser do povo e para o povo.
Há 47 anos, foi num 25 de outubro que o jornalista Vladimir Herzog foi morto numa sessão de tortura enquanto o Brasil era governado por uma ditadura militar. Mais do que uma homenagem ao jornalista, a data se tornou um símbolo de resistência contra o autoritarismo e luta por liberdade de expressão.

Democracia não se trata de uma maioria impondo a sua vontade, e sim, do respeito às mais diferentes opiniões e, inclusive, ao direito de manifestá-las.
Nós ainda não vivemos numa democracia plena, pois há injustiças, desigualdades, corrupção e violência. Para vivermos plenamente a democracia é necessário haver igualdade social, acesso à educação, renda e emprego. Nós precisamos avançar, e não retroceder. Agora, é momento respeito às diversidades e a implementação de políticas públicas que beneficiem toda a população brasileira. É hora de luta de lutar pelo cumprimento da Constituição de 1988.

A reflexão se torna ainda mais fundamental quando vivemos momentos obscuros como o do atual governo. Precisamos reafirmar diariamente que a democracia se constrói com diálogo, respeito às pluralidades e com inclusão às diferenças.

Sindalesc em defesa do serviço público e da Democracia

https://youtu.be/vkKTehVMikM