Muitos por desconhecimento, alguns por falta de acesso aos exames, outros por receio de descobrir algum problema de saúde e outros tantos por preconceito com o tipo de exame que é realizado. Esses são só alguns motivos que afastam os homens das medidas de prevenção do câncer de próstata, o mais incidente entre eles (excluindo-se o câncer de pele não melanoma) e o segundo que mais mata (atrás do câncer de pulmão). 

O resultado disso é impressionante: de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), um homem no Brasil morre a cada 38 minutos de câncer de próstata. 

A campanha Novembro Azul, que começa hoje, busca acabar com o tabu e o preconceito que envolve o exame e mostrar que quanto antes a doença é diagnosticada, maiores as chances de cura. 

O câncer de próstata costuma ser silencioso. Por isso, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). 

Além de mostrar a necessidade de realizar os exames, a campanha, que acontece em todo o mundo, alerta sobre a necessidade de cuidar do corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, é claro, fazer o exame da próstata, periodicamente, são hábitos importantes de autocuidado. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022, no ano passado, foram 16.055 mortes devido à doença. Estamos falando em números, mas assim como quando abordamos a questão do câncer  de mama entre as mulheres, estamos tratando de vidas. Mais do que isso, muitas vidas que poderiam ter sido preservadas com o diagnóstico precoce.

Por tudo isso, em todos os meses do ano, cuide-se, estabeleça hábitos mais saudáveis tanto em relação a sua saúde física quanto mental, realize os exames quando necessário e previna o câncer de próstata. 

 

SINDALESC, EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E PELA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA 

 

#cancer #cancerdeprostata #prevenção #novembroazul