A data que comemoramos neste 24 de janeiro é uma homenagem a todos e todas que dedicaram muito tempo de suas vidas a construírem uma sociedade melhor para todos nós a partir das funções que exerceram em seus empregos. Os aposentados brasileiros merecem todo o nosso reconhecimento.

O Dia Nacional do Aposentado é uma data que foi estabelecida levando em conta a instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves. Ou seja, hoje, além do Dia Nacional do Aposentado, comemoramos também o centenário da nossa previdência social.

Esse primeiro século é marcado por muitas conquistas, mas também por intensas lutas em prol dos direitos dos aposentados E há também gigantescos desafios pela frente. Um levantamento da  Natixis Investiment Managers apontou que o Brasil é o penúltimo colocado em ranking global de aposentadoria com 44 países, à frente apenas da Índia. O estudo leva em consideração quatro pontos principais para definir onde o aposentado vive melhor: saúde, finanças, qualidade de vida e bem-estar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que já em 2025 o Brasil assumirá o sexto lugar no ranking mundial de países com maior população na terceira idade. Isso demonstra como é fundamental a preocupação com tudo que envolve os aposentados, inclusive a sua saúde física e emocional.

O Sindalesc registra aqui o seu sentimento de respeito e gratidão a todos aqueles aposentados que enfrentaram batalhas em suas profissões, para a construção de uma sociedade melhor, especialmente na Alesc.

SINDALESC, EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DOS APOSENTADOS.

#aposentados  #alesc #reconhecimento #DiaNacionaldosAposentados