O tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial da Água 2023, que ocorre neste 22 de março, faz uma provocação a cada um de nós: “seja a mudança que você deseja ver no Mundo”. O objetivo é discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento, mas, ao mesmo tempo, mostrar a importância do papel de cada um para isso. 

A Fundação SOS Mata Atlântica estima que o desperdício de água no Brasil chegue a 70%. Isso combinado ao desmatamento, à poluição dos rios e seus afluentes com esgoto, produtos tóxicos e metais pesados nos leva cada vez mais para perto de uma crise hídrica que coloca em risco a vida de todos os seres vivos. 

Um dos programas que desenvolvemos no Sindalesc, em parceria com a Afalesc, está ligado a esse movimento em prol da defesa do meio ambiente e da água do planeta. O Pegada Ambiental busca conscientizar as comunidades sobre o seu papel na preservação do meio ambiente.

E já que para esse Dia Mundial da Água a Onu propôs que façamos uma reflexão sobre os nossos hábitos, hoje vamos trazer aqui algumas dicas importantes: 

1) Não descarte o óleo de cozinha no ralo. Guarde o produto em uma garrafa e entregue para uma cooperativa para que possa ser reaproveitado. 

2) Descarte o lixo em local adequado e com os sacos bem fechados. 

3) Não jogue materiais como sacolas e outros plásticos em rios, mares e córregos.

4) Reduza o desperdício de água fechando a torneira ao escovar os dentes.

5) Prefira usar produtos biodegradáveis.

6) Reutilize a água da máquina de lavar roupas para outros fins, como a limpeza de calçadas. 

7) Fique atento a vazamentos e sempre feche bem as torneiras depois de usá-las

O Sindalesc acredita que as entidades de classe têm papel fundamental na disseminação de ações que contribuam para a preservação do meio ambiente. O Sindalesc se une a essa causa pois preservar o meio ambiente é preservar a vida.

 

#água #meioambiente #preservacaoambiental #conscientizacaoambiental #projetopegadaambiental