Conscientização é a palavra-chave que marca o dia de hoje, data dedicada ao autismo. Estima-se que pelo menos 2 milhões de pessoas são autistas no Brasil. Mas, infelizmente, as informações sobre ele ainda são vagas e os pacientes têm dificuldades em obter diagnóstico precoce e tratamento.

O dia 2 de abril foi instituído pela ONU em 2008 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo justamente para refletir sobre essa condição que afeta o sistema neurológico, e informar as pessoas sobre o autismo.

O autismo também é conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele afeta vários aspectos da comunicação, da interação social, da cognição e do comportamento de uma pessoa. Mas o TEA apresenta uma ampla variedade de sintomas e gravidade, afetando cada pessoa de maneira única.

As causas dessa condição ainda não são completamente compreendidas, mas sabe-se que há uma base genética envolvida. E, ainda que não exista cura, os tratamentos, baseados em diferentes tipos de terapias, podem ajudar a melhorar a qualidade de vida de uma pessoa com TEA.

Além de informar sobre o Autismo, no dia de hoje é importante conscientizar sobre a importância de respeitar cada pessoa em sua individualidade. A nossa sociedade é feita de diversidade e somente quando compreendemos isso ajudamos a que ela possa se desenvolver e trazer benefícios para todos que vivem por aqui. Precisamos de menos estigma e maior disponibilidade de serviços para os autistas.

SINDALESC, EM LUTA PELA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO E PELO SERVIÇO PÚBLICO

#autismo #conscientização #TEA #combateaopreconceito #informação