No Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, que acontece neste 2 de maio, O Sindalesc quer te convidar a refletir sobre esse tema. O sindicato  tem realizado uma série de ações para informar, prevenir e combater as situações de violência ligadas ao assédio moral no trabalho.

O assédio moral, infelizmente, é mais comum do que podemos imaginar. Ele ocorre quando uma pessoa é exposta repetidamente a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, ou sofre condutas abusivas, seja com comportamentos, palavras, atos, gestos ou por escrito. 

Combater essas ações levou o Sindalesc a formar, em março de 2021, um grupo de trabalho interno (GTI) sobre assédio. A partir do grupo de trabalho foram realizadas dezenas de reuniões, estudos e diálogos. 

Para esclarecer várias dúvidas, lançamos uma Cartilha no ano passado. Você pode acessar a partir do link aqui.

Também realizamos uma audiência pública em conjunto com a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. 

Sabemos que combater o assédio é um trabalho que deve ser permanente e, justamente por isso, estamos buscando construir um protocolo de prevenção. Enquanto uma lei específica não é aprovada, estamos buscando mobilizar os demais sindicatos e lutar pela valorização do serviço público, pois a precarização do trabalho e a desvalorização dos trabalhadores leva ao assédio. 

Sabemos que a luta que temos pela frente não é pequena. Mas, com ações constantes e diárias, queremos mostrar que o assédio é coisa séria e precisa, urgentemente, ser evitado. 

Sindalesc em defesa do Serviço Público e na luta pelo combate ao assédio moral no trabalho!

#Assedio #AssedioMoralNoTrabalho  #violenciapsicologica