O 17 de maio é uma data que simboliza a luta por direitos humanos e pela diversidade sexual, contra a violência e o preconceito. Por mais que cerca de 10% da população brasileira se identifiquem como LGBTQIA+, de acordo com dados da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no Planeta.

Ocupar os espaços políticos de poder e decisão é uma das principais formas de trazer visibilidade para a pauta e combater o preconceito. E neste 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia e a Transfobia, temos algumas conquistas importantes a comemorar neste sentido.

É a primeira vez que temos duas deputadas federais trans, uma delas trans e negra, na Câmara dos deputados. As deputadas federais Erika Hilton e Duda Salabert se tornaram referências na luta pelos direitos das pessoas transexuais.

O trabalho delas somado a uma série de ações desenvolvidas no país são a esperança de que se criem políticas públicas que promovam ações que promovam o respeito à diversidade sexual e de gênero e que caminhem em direção a uma sociedade mais inclusiva e plural.

O Sindalesc defende o respeito e a legitimação das diversas formas de ser e existir.

SINDALESC, EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DO RESPEITO À DIVERSIDADE.