Possivelmente você já sabe que o processo de geração, coleta, processamento e armazenamento do lixo resulta em problemas sociais, ambientais e econômicos.  Isso se torna ainda mais preocupante quando sabemos que somente 4% dos 82,5 milhões de toneladas de lixo geradas em nosso território, em 2021, foram reciclados, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA). 

É por esses e outros motivos que o Dia Internacional da Reciclagem, comemorado neste 17 de maio, é tão importante. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), com o objetivo de conscientizar a população mundial acerca do descarte correto de resíduos.

Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza, o Brasil é o quarto produtor de lixo plástico do mundo. Das 11.355.220 toneladas, apenas 1,28% são destinados à reciclagem. Para se ter uma ideia, Chile, Argentina, África do Sul e Turquia, têm média de 16% e, na Alemanha, o índice chega a 67%.

O Sindalesc acredita que os sindicatos têm papel fundamental na disseminação de ações que contribuam para a preservação do meio ambiente. Por isso, desenvolvemos o Projeto Pegada Ambiental em parceria com a AFALESC e especialistas voluntários conhecedores de temas ambientais.

O Pegada Ambiental realiza experiências em parcerias com escolas e entidades para conscientizar sobre a importância do meio ambiente. A intenção é não apenas informar, mas também envolver os estudantes, os professores, além de parlamentares e a sociedade em geral em práticas de preservação ambiental.

Nós acreditamos e trabalhamos para evitar o descarte incorreto de resíduos no meio ambiente e fomentar os processos de reciclagem, a educação ambiental, a geração de fonte de renda aos trabalhadores do setor e a responsabilidade compartilhada sobre o ciclo de vida dos produtos.

Reciclar é um ato de amor com o Planeta e com todos nós. 

SINDALESC – EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DO MEIO AMBIENTE!