Ter uma oficina permanente onde os alunos pudessem aprender sobre a reciclagem do papel e a produção de materiais de papelaria era um sonho antigo da Escola Estadual Jurema Cavalazzi, no bairro José Mendes. A artesã Silvia Sandri, que há mais de três décadas trabalha com reciclagem de papel, também tinha muita vontade de compartilhar seus conhecimentos sobre o tema.

Pois, em 2023, o projeto Pegada Ambiental, desenvolvido pelo Sindalesc em parceria com a Afalesc, conectou esses sonhos e está transformando os alunos da escola em multiplicadores da importância do cuidado com o meio ambiente na comunidade. 

Segundo Silvia, a oficina está sendo muito importante porque os estudantes devem se tornar formadores de opinião no futuro, e ao conhecerem a importância do meio ambiente, há mais chance de um futuro mais sustentável. “Toda essa embalagem, que iria para o lixo, vai para a escola, e se transforma em novos materiais”, afirma a professora da oficina. 

Os estudantes estão aprendendo todas as etapas necessárias para a reciclagem do papel e a transformação dele em produtos como embalagens. Para o professor de geografia da escola, Eduardo de Souza, além de conscientização, os alunos aprendem uma importante fonte de renda o que é importante porque “a gente atende uma comunidade carente, onde 90% do nosso público é do Morro do Mocotó e Morro da Queimada, e dentro desse contexto tem pessoas da própria comunidade que fizeram, que tem uma cooperativa de materiais recicláveis” afirma o professor.

O presidente do Sindalesc, Alexandre Melo, acredita que o projeto desenvolvido na escola é um embrião para um envolvimento muito maior da comunidade com o meio ambiente. “Esperamos que seja o início de um grande processo. Entendemos que ainda sejamos apenas um pequeno sindicato, não podemos ficar com os braços cruzados com o quantitativo de coisas que vem acontecendo relacionadas ao meio ambiente. Não que a gente vai resolver os problemas do mundo, mas também fica totalmente de braços cruzados, isso não vai nos dar um resultado no futuro” afirma Melo. 

O Projeto Pegada Ambiental surgiu em 2021, por iniciativa estratégica do SINDALESC, em união com a AFALESC e especialistas voluntários com o objetivo da promoção de ações de cuidado com o meio ambiente. O projeto já desenvolveu ações de conscientização ambiental como plantio de árvores, a Semana do Meio Ambiente, palestra e oficinas sobre plantas medicinais e lançamento de livro. É assim que, ano a ano, o Pegada Ambiental semeia a ideia de uma cultura de responsabilidade ambiental e sustentabilidade na sociedade.

Para saber mais sobre o projeto, você pode assistir a videorreportagem abaixo e acompanhar as redes sociais do Sindalesc. 

SINDALESC E AFALESC – EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DO MEIO AMBIENTE.

Assista agora:
https://www.youtube.com/watch?v=eheD4KMGn5c