Neste domingo, quando comemoramos o Dia da Professora e do professor, homenageamos profissionais que não apenas ensinam matérias, mas também inspiram sonhos. Mesmo menos valorizados do que merecem, com jornadas árduas, sofrendo pressão por resultados e trabalhando em condições precárias, professores e professoras se esforçam para criar um ambiente de aprendizado seguro, inclusivo e inspirador.

Nem todos sabem, mas o projeto de lei que criou a data, em 1948, foi feito por uma extraordinária heroína brasileira, que também foi professora: Antonieta de Barros (1901-1952). É de extrema importância que cada vez mais pessoas conheçam o legado e a importância das pautas e lutas defendidas por Antonieta, que somente 70 anos depois de sua morte foi reconhecida como doutora honoris causa pela UFSC e como heroína da pátria. 

Antonieta de Barros foi uma mulher notável que, mesmo alfabetizada tardiamente, formou-se professora e está entre as primeiras mulheres a ocupar cargos eletivos no Brasil, além de ser a primeira mulher negra eleita deputada no país. Ela foi eleita deputada estadual por Santa Catarina em 1934.

Sua trajetória inspiradora nos lembra da importância do conhecimento, da educação e, principalmente, do papel dos professores e professoras na sociedade. Antonieta de Barros, ao superar desafios e discriminações, personifica a resiliência que os educadores demonstram diariamente. 

Como educadora e política pioneira, Antonieta acreditava que a educação é o maior equalizador social. Da mesma forma, os professores contemporâneos desempenham um papel crucial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Neste Dia da Professora e do Professor, homenageamos Antonieta de Barros e a todos e todas que, apesar das adversidades, continuam a lutar pela educação de qualidade. Parabéns a todos os professores e professoras. Que o legado de Antonieta de Barros continue a nos inspirar na busca de uma sociedade mais justa.