Não é à toa que a erradicação da pobreza é a meta número um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. No mundo todo, milhões de pessoas lutam diariamente para ter acesso a necessidades básicas como comida, educação e moradia. 

Apesar de, em termos absolutos, o total de pessoas consideradas pobres no país ter diminuído de 81,2 milhões em 2021 para 70,7 milhões em 2022, os números são assustadores. O impacto da pobreza na educação e na qualidade de vida dessas pessoas é devastador. Cerca de 19 milhões de crianças e adolescentes, quase uma quarta parte da juventude brasileira, estão nesse grupo. A falta de acesso a condições básicas não apenas limita seu presente, mas também compromete seu futuro e perpetua o ciclo de desigualdade.

A pobreza não é apenas uma questão de falta de dinheiro; é um ciclo que perpetua a desigualdade social. Imagine: mais da metade da população de nove estados brasileiros ainda vive em situação de pobreza.

Nesta terça-feira,17 de outubro, quando temos o Dia Internacional para Erradicação da Pobreza, é importante pensarmos ações que podemos adotar para ajudar a atingir essa meta:

  • 1. Conscientização: compartilhe essas estatísticas, fale sobre a pobreza, debata sempre que puder sobre os desafios enfrentados pelos mais vulneráveis.
  • 2. Apoie bons projetos: considere doar tempo ou recursos para boas iniciativas que trabalham para auxiliar quem enfrenta a pobreza. 
  • 3. Pressione por Mudanças: educação, saúde, emprego e segurança são direitos fundamentais, exija políticas públicas que garantam isso.  
  • 4. Valorize a Educação: ela é a chave para quebrar o ciclo da pobreza.
  • 5. Mantenha-se informado: Conheça as políticas públicas em vigor, esteja ciente das mudanças e participe ativamente do processo político.

O dia de hoje não é de comemoração e sim, de buscar ação por meio de políticas públicas que proporcionem uma rede de segurança para os mais vulneráveis. Cada pessoa merece viver com dignidade.