A 8ª edição da Revista Valente, das trabalhadoras e trabalhadores do Judiciário Catarinense, foi lançada durante o 5º Encontro de Mulheres do Judiciário Catarinense e o 2º Encontro de Mulheres da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário (Fenajud).
A edição traz discussões importantes, como uma entrevista com Carolina Rodrigues Costa, @umasindicalista, a primeira mulher eleita presidenta na história do Sinjusc. Ela se posiciona sobre a chegada das mulheres aos cargos de poder e o que muda quando elas ocupam esses espaços.
A secretária de Formação Sindical e Políticas Sociais do Sindalesc, Aline Covolo Ravara, que faz parte do conselho editorial da revista, comenta que tanto o periódico quanto o Coletivo Valente têm um papel valioso para a sociedade. “Uma das coisas que me emociona é a forma como me sinto um pouco adotada pelo coletivo Valente, que é composto pelas mulheres trabalhadoras do Sinjusc e que fundaram esse coletivo que se tornou uma potência, de mulheres que pensam, refletem e escrevem sobre as suas realidades. A revista traz várias matérias para falar da realidade das trabalhadoras e, inclusive, de outras questões interessantes, por exemplo, o julgamento com perspectiva de gênero” afirma Aline.
Um dos destaques da revista é o QR-Code que ela traz na capa e que conduz para uma reportagem sobre mulheres no plantão, a qual mostra a jornada de 24h a qual mulheres são expostas e que as leva à exaustão.
Valente também é uma revista que se propõe a falar e trazer a arte para refletir a realidade, a capa dessa edição, por exemplo, representa o sangue das trabalhadoras e a revista conta ainda com poemas, indicações de filmes e de livros. A nova edição da revista e também as anteriores estão disponíveis no site do Sinjusc www.sinjusc.org.br/coletivo-valente