Neste Novembro Azul, ganha destaque a importância da prevenção e conscientização contra o câncer entre os homens, especialmente o câncer de próstata, o segundo tipo de tumor mais incidente entre os homens no país.

Os números são impressionantes: o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens em nosso país, com estimativas assustadoras do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicando 71,7 mil novos casos por ano. Isso quer dizer também que  um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida.

No entanto, aqui está o dado mais importante e esperançoso: a chance de cura do câncer de próstata atinge incríveis 90% quando há diagnóstico e tratamento precoces. Cada exame periódico, cada consulta ao urologista, é um passo crucial para garantir um futuro saudável.

No entanto, diferentes fatores, entre eles o preconceito, afastam muitos homens desses exames e, consequentemente, da prevenção, o que mostra que a conscientização é tão vital quanto a prevenção.

Agendar uma consulta anual ao urologista é um gesto de amor próprio, uma promessa de cuidado com sua própria saúde, em especial para os homens com mais de 45 anos, que devem fazer os exames regularmente.

Neste Novembro Azul, nós do Sindalesc queremos estimular cada homem, em especial os que são ou foram servidores da Alesc, a assumir o controle de sua saúde. Conversem com seus médicos, façam os exames de rotina, e incentivem seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

Não podemos evitar que a doença apareça, mas podemos detectá-la e tratá-la. E quanto mais cedo agirmos, maiores serão as chances de cura. Vamos unir forças para combater o câncer de próstata, pois juntos somos mais fortes.

#NovembroAzul #Prevenção #SaúdeDoHomem #CâncerDePróstata #Conscientização #JuntosContraOCâncer 🙌💙