“Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós.” Mais do que um verso que já ganhou as ruas como refrão de Carnaval, a frase é parte do hino que representa um dos momentos de maior transformação política que o Brasil já viveu: a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1890.  

Antes disso, o país era uma monarquia com um sistema escravocrata. A abolição da escravidão em 1888 e a crescente industrialização sinalizaram mudanças que culminaram em um novo cenário político. A Proclamação da República representou  o fim da soberania de Dom Pedro II, e instaurou a República Federativa e Presidencialista no Brasil.

A proclamação da República não apenas alterou a estrutura política, mas também começou a provocar mudanças no cenário social. O país viu surgir uma classe trabalhadora urbana, impulsionada também pelo avanço industrial. A nova vida trouxe novas necessidades e novas lutas, fazendo surgir os sindicatos, que emergiram como agentes de mudança, representando uma classe trabalhadora ansiosa por seus direitos. 

Com o passar dos anos, os movimentos sindicais se fortaleceram, tornando-se peças-chave na busca por condições de trabalho dignas, salários justos e direitos laborais. A atuação dos sindicatos se tornou crucial para a formação de uma classe trabalhadora organizada e capaz de lutar pelos seus direitos. Ao longo do tempo, testemunhamos avanços significativos nos direitos trabalhistas, embora saibamos que há muito espaço para melhorias. Essa é uma luta que precisa ser  contínua e onde cada conquista representa um passo em direção a uma sociedade mais justa.

Passados 133 anos da Proclamação da República, continuamos a lutar pela voz da liberdade e justiça no Brasil. O Sindalesc se orgulha de estar ao lado dos servidores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina não só para que a liberdade possa sempre abrir as suas asas sobre nós e para que nada seja capaz de calar a voz da democracia, do povo ou do trabalhador.