O Presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (SINDALESC), Alexandre Melo, em última reunião no gabinete da Presidência da Alesc, elogiou a administração Mauro de Nadal pela publicação do aguardado edital do Concurso Público. Mas aproveitou também para manifestar nossa preocupação com o reduzido cadastro de reserva que resultará do número de provas corrigidas, conforme prevê o item 8.7.1 do edital.

Diante das inúmeras ligações recebidas de candidatos igualmente preocupados, bem como a importância de que o concurso mantenha chegue até o final da melhor maneira possível, o Presidente Alexandre sugeriu à Administração da ALESC uma alteração no número de provas corrigidas para cada cargo, de acordo com as regras. Atualmente, o edital prevê a correção do número de provas de apenas três vezes o número de vagas disponíveis para cada cargo. O SINDALESC propôs que esse número seja aumentado para dez vezes o mesmo número de vagas.

Se adotada essa medida, seria proporcionada uma abrangência mais significativa entre os concorrentes, teríamos um cadastro de reserva maior para atender os quatro anos de validade do concurso e atenderia uma expressiva queixa dos participantes, nesse que está se configurando como o certame mais concorrido dos últimos anos.

O SINDALESC destacou ainda a importância de favorecer a concorrência e ampliar a capacidade de preencher as vagas atuais e futuras, considerando as aposentadorias esperadas.

A expectativa é de que a sugestão do Presidente do SINDALESC seja considerada e debatida, visando aprimorar a dinâmica do processo seletivo e atender às expectativas dos candidatos e da sociedade.