🧩💙 Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, um momento importante para ampliar a informação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão de pessoas autistas em nossa sociedade. O abril azul foi estabelecido pela ONU justamente como uma forma de dar visibilidade ao autismo.

No Brasil, a ausência de informações atualizadas é preocupante. Os últimos dados oficiais remontam a 2010, indicando aproximadamente 2 milhões de autistas no país naquela época.

Recentemente, o censo escolar brasileiro registrou um aumento significativo de 280% no número de estudantes com TEA matriculados entre 2017 e 2021, destacando a necessidade urgente de políticas de inclusão e suporte adequado.

Um estudo realizado pela healthtech Genial Care, maior rede de saúde atípica da América Latina, com 2 mil autistas no país, no ano passado, revelou dados importantes sobre o autismo no Brasil. Metade delas afirmou não ter acesso a recursos e suportes adequados para suas necessidades mais básicas.  

Além disso, o relatório revelou que a maioria esmagadora dos cuidadores (79%) está profundamente preocupada com o futuro a longo prazo das pessoas com autismo, enfrentando dificuldades financeiras para arcar com os custos do tratamento (73%) e encontrar tempo para descanso e autocuidado (68%).

É fundamental que a sociedade esteja ciente dessas questões e trabalhe em conjunto para promover uma maior inclusão e apoio às pessoas autistas e suas famílias. Vamos nos unir para criar um ambiente mais acolhedor, empático e inclusivo para todos. Juntos, podemos fazer a diferença! 💙