Neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o Sindalesc quer propor uma reflexão sobre a importância do acesso universal à saúde e os desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir esse direito constitucional a todos os brasileiros.

O acesso à saúde é um direito fundamental de todos, porém, diariamente nos deparamos com casos de pessoas que não conseguem ter esse direito respeitado, evidenciando as deficiências e carências de investimentos na saúde pública em nosso país e a urgência de aprimoramento do SUS. Isso sem contar a desvalorização dos próprios profissionais que dedicam suas carreiras à atuar no SUS.

Criado em 1988 e inspirado em sistemas públicos europeus, o SUS é um pilar fundamental para a garantia da saúde da população brasileira. Tanto que se tornou o maior sistema de saúde pública do mundo em sua categoria.

Desde a prevenção até tratamentos altamente especializados, como a oncologia, o SUS desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e no combate às doenças em todo o território nacional.

Ao longo de mais de três décadas, o SUS tem implementado medidas para ampliar o acesso a diversos serviços de saúde, incluindo medicamentos, vacinas, consultas, cirurgias e atenção psicossocial. No entanto, o sistema enfrenta constantes desafios e ataques, exigindo maior eficiência, financiamento adequado e modernização.

O futuro do SUS depende não apenas da ampliação do orçamento dedicado à saúde, mas também de investimentos em infraestrutura e recursos humanos, bem como de medidas de modernização e inovação. É fundamental que as autoridades e a sociedade reconheçam a importância estratégica do SUS e se engajem na sua valorização e fortalecimento.

No Sindalesc, lutamos pelo direito à saúde, conforme garantido pela nossa Constituição, e defendemos políticas sociais e econômicas que visem à promoção, proteção e recuperação da saúde de todos os cidadãos. A defesa do SUS e de melhorias em sua estrutura são essenciais para todos nós.